A Festa da Colheita
Lughnasadh era tipicamente uma festa agrícola, onde se agradecia pela primeira colheita do ano. Lugh é o Deus Sol.
Na Cultura Celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo. A tradição pede que sejam feitos bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os Deuses, que nesse festival são chamados Senhor e Senhora do Milho.
Nessa data deve-se agradecer a tudo o que colhemos durante o ano, sejam coisas boas ou más, pois até mesmo os problemas são veículos para a nossa evolução.
O outro nome deste Sabbat é Lammas, que significa “A Massa de Lugh”. Isso se deve ao costume de se colher os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos. Os celtas faziam um pão comunitário, que era consagrado junto com o vinho e repartido dentro do círculo.
O primeiro gole de vinho e o primeiro pedaço de pão devem ser jogados dentro do Caldeirão, para serem queimados juntamente com papéis, onde serão escritos os agradecimentos, e grãos de cereais.
O boneco representando o Deus do Milho também é queimado, para nos lembrar de que devemos nos livrar de tudo o que é antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida.
Este é o primeiro dos três Sabaths da colheita. O Deus já dominou o mundo das trevas, e agora passará por leves mudanças, seu poder declinando subtilmente com o passar dos dias. Por isso, o honramos, e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas.
Para adornar o Altar podem colocar entre outras coisas alguns pães ou fatias de pães diferentes, juntamente com porções de cereais e sementes, numa cesta de vime ou fibra natural.
Imagens: Two Truths
preciso receber a data certa para poder realizar as comemorações
obrigado
Dayani,
A próxima celebração é Mabon dia 20 de Março este ano; vou postar uma Roda inteira mas mesmo assim os Solstícios e os Equinócios variam alguns dias de ano para ano.
estou tirando nota d td q se relaciona aos sabás e esbás, qrendo fazer parte da pratica da bruxaria,porem d forma solitaria, posso seguir as datas do hemisfério norte?sao datas fixas?
Caludia,
Pode seguir as datas da Roda do Hemisfério Norte se assim desejar; as datas são mais ou menos fixas, confira sempre a entrada e o término das estações para ter certeza.
Como me tornar sacerdotisa?
Não sei se você já segue o Caminho da Deusa, mas o que posso lhe dizer é que uma Sacerdotisa é uma Iniciadora antes de mais nada; então para se tornar uma, precisa adquirir conhecimento para poder ensinar e orientar outros, assim como para celebrar as Iniciações e os Ritos de Passagem.
Por estes motivos uma Sacerdotisa precisa de um Templo ou de um espaço que possa ser usado como tal.
Uma Bruxa quase sempre tem seu Altar, mas não necesariamente um Templo, pois a Bruxa faz as coisas para os outros, a Sacerdotisa ensina os outros a fazer por e para si mesmos.