Celebrando Yule
Este belo ritual de Yule, foi gentilmente cedido por minha grande amiga Morgana, e agradeço a ela, ter me permitido publicar a forma como a sua família vive esta Celebração Pagã.
Os deixo então com as palavras
desta Maravilhosa Bruxa:
“Assim que cai a noite, enquanto nas cozinhas as panelas fervem e os doces se finalizam perfumando o ar de canela, chocolate e açúcar queimado, as mulheres da minha casa , dirigem-se ao jardim.
Vamos de Arvore em Arvore acendendo as lanternas nelas dependuradas e os lampiões do passeio; a luz das velas brilha na noite, como se por magia as Estrelas tivessem descido á Terra.
Logo o perfume dos incensos se eleva no ar…
No pátio da eira, os homens (maridos e filhos) carregam o tronco que acendem de seguida para que ilumine a noite.
Depois de Ceia, madrugada dentro, dirigimo-nos( só as mulheres) ao centro do jardim; ali, a poucos metros um do outro, o Rei Carvalho e o Rei Azevinho nos abençoam com a sua magica presença…Morte e renascimento, noite e dia, Luz e Trevas!
É ali que damos as boas vindas ao Rei Carvalho, ao mesmo tempo que nos despedimos do Rei Azevinho!
Invocamos então a Deusa e o Seu Consorte, e agradecemos pelas dadivas que recebemos ao longo do ano.
Fazemos então oferendas á Mãe, espalhando sementes sobre a Terra e fazendo uma libação de leite e mel; pedindo a Benção da Deusa, dirigimo-nos então ao tronco que a essa hora já se transformou numa bela fogueira…
Uma a uma,vamos deitando nela as flores e ervas que guardamos dos Rituais feitos ao longo do ano, pedindo ao Fogo e ao Ar que levem embora tudo que de negativo ficou desse ano.
Queimadas as flores, deitamos na fogueira ramos de Azevinho, Hera e Visco Branco, e aspergimos o fogo com óleos de canela, mirra e cravo.
Junto com o fumo que se eleva aromático perfumando a noite, colocamos um ultimo ramo de hortelã verde, e ao formar-se no ar o Dragão da Magia, agradecemos á Deusa e ao seu Consorte a sua presença e as suas Bençãos.
Agradecemos também aos Guardiões dos Elementos e dos 4 Pontos Cardeais, e as Fadas e aos Gnomos que ao longo do ano nos ajudaram a cuidar do jardim, da casa e da família com suas presenças e encerramos o Ritual, voltando á cozinha aquecida e cheia de aromas, cantando.
É um Ritual simples, nada convencional, onde as palavras fluem do coração e não dos livros”.
Eu Sou Morgana,
Filha da Terra e da Lua Cheia
Eu achei muito LINDO!as palavras são muito tocantes,e delicadas!è algo muito profundo e mágico que jamais irei esquecer!
ass:Aqua
Belíssimo rito! Abençoados sejam!
Lindo!
Incrível!
Sua família deve ser muito unida graças a força e amor dos Deuses!
mto lindo o ritual. simples e forte, com toda a magia que so o que é feito com a alma pode oferecer.as fotos e os dizeres tbem sao lindos. parabens. é por artigos como esse q nossa tradição vai em frente. respeitando as antigas leis e trilhando os antigos caminhos. que abençoados sejamos pela luz da deusa;
obrigada a vc débora e a morgana
cristina