Hoje meu post é inteiramente dedicado a LughWiccan, un ser que está temporariamente “fora do ar”, por questões pessoais, mas que ainda assim, nos deixou muita coisa para ver.
A seguir transcrevo um dos seus post, o qual acho muito relevante para todos os seguidores da Wicca.
Nele, este wicano muito bem informado, nos esclarece algo sobre a saudação ritual chamada Blessed Be.
Vale a pena conferir o conteúdo de todo o seu blog!
O Significado do “Blessed Be”
A maioria dos wiccanos usa o cumprimento ritual “Blessed Be” com muito orgulho, assim que dá os primeiros passos nesta prática.
Com reverência e alegria, concede inúmeros “Blessed Be”, na felicidade de sentir-se parte de uma comunidade mágica em expansão.
Este uso indiscriminado é praticado por wiccanos recentes ou experientes, todos pensando estar distribuindo uma bênção corriqueira, um simples “Abençoado(a) Seja”. Isto porque poucos sabem o significado e as implicações de tal saudação.
Originariamente, o “Blessed Be” é a forma contraída de um cumprimento ritual wiccano (Gardneriano/Alexandrino, principalmente, mas usado por todos os subgrupos da Wicca), usado com formalidade e intimidade, adaptado de uma prática celta mais antiga.
É também chamado de Beijo Quíntuplo (Five-fold Kiss).
O cumprimento é realizado entre o Sacerdote e a Sacerdotisa do Coven, ou pelos membros do Coven entre si, mas apenas entre homens e mulheres, pois é a saudação do feminino pelo masculino e vice-versa.
A Sacerdotisa e o Sacerdote ficam frente a frente; O Sacerdote ajoelha-se diante dela, e beija seus pés, dizendo:
“Abençoados sejam (Blessed be), teus pés, que te conduzem pelo Caminho”.
Depois, beija seus joelhos, dizendo: “Abençoados sejam teus joelhos, que se dobram diante do altar”.
Depois, beija a região do útero dela, dizendo: “Abençoado seja teu ventre, que propaga a vida”.
Depois, beija seus seios, dizendo: “Abençoados sejam teus seios, que nutrem a vida, formados em beleza”.
Depois, beija seus lábios e diz: “Abençoados sejam teus lábios, que proferem os Nomes Sagrados”.
Os dois se abraçam, e então, a Sacerdotisa ajoelha-se diante dele, beijando-o nos pés, joelhos, genitais, peito e lábios, dizendo: “Abençoados sejam teus pés, que te conduzem pelo Caminho.
Abençoados sejam teus joelhos, que se dobram diante do altar.
Abençoado seja teu falo, que a tudo fertiliza.
Abençoado seja teu peito, formado em força.
Abençoados sejam teus lábios, que proferem os Nomes Sagrados” (conforme beija cada local).
Os dois se abraçam.
Ao cumprimentar outra pessoa com a forma “Blessed Be”, concede-se ao outro exatamente um beijo quíntuplo. Ele não deve ser oferecido a qualquer um, mas usado criteriosamente e parcimoniosamente.
É representante de confiança, intimidade e reconhecimento sagrado.
E continuo aprendendo….
Como, então, saudar uma sacerdotisa; saudar aquela de mesmo sexo?
Obrigado pela explicação…aqui pela net muitas pessoas iniciantes ou curiosas pegam algumas expressões e saem distribuindo a toro e a direito, dentro da minha concepção há de se ter o cuidado e o respeito com cada cultura , seja ela qual for, como vi uma vez..Construa…que Eles virão…uma gde amiga cigana add pelo caminhos iluminados, então e dando o respeito e o valor merecido a cada um Deles que teremos a Luz merecedora dentro de nós…
Simplesmente acho encantado o mundo das Bruxas, tenho uma profunda admiração
Blessed be
Muito linda está saudação de respeito…..
Obrigada pela explicação, sempre devemos e podemos aprender!
Gostei de saber!!
Oi,
Pode ser seco.
Perfeita definição. Compartilhar o conhecimento para compreeção de todos na mais bela expressão de culto aos deuses. Obrigado por partilhar conosco.
Muito obrigada saudações
Tanto conhecimento,mas tão pouca informação
Obrigada por nós proporcionar esses conhecimentos,a cada dia aprendemos mais
Vivendo e aprendendo este é meu lema. Muitos usam os comprimentos de religiões, pra mostrar para o “outro” que sabe tanto ou mais do que ele e desrespeita a religião. Sempre ensinei aos meus filhos que se ouvisse ou visse uma palavra desconhecida não a repetisse antes de saber o significado da palavra. Namastê = O Deus que está em mim está em você.
Esclarecimento perfeito.Gostei.Sou Sacerdotisa de Wicca (Gardeniana) a 35 anos.
Sempre mantivemo-nos num mundo muito fechado.Graças aos Deuses hoje podemos nos apresentar como realmente somos e sem medo do preconceito , que embora ainda exista,mas em menor escala. Gratidão por esta pagina .Awes
E u adorei, sempre gostei das bruxas, e respeito muito minhas ancestrais, e sei que faço parte delas com toda certeza de minha alma, mas sou uma das que sabem que nossa caminhada é solitária. Esta saudação é maravilhosa!!!
Obrigada pelo esclarecimentos.
Muito obrigado pela ótima explicação!!!