Solstício de Verão
O Sabath de Litha celebra-se no solstício de Verão, que este ano ocorre no dia 22 de Dezembro no Hemisfério Sul.
Litha representa o apogeu do Sol ou seja o solstício de Verão; sendo que é o dia mais longo do ano, e a partir desse dia as noites serão mais longas, e os dias mais curtos, fato que nos trará o Inverno novamente.
No Solstício de Verão ou Midsummer, o Deus atinge a maturidade, e era celebrado com grandes fogueiras pelos povos antigos.
O poder do Deus estava representado pelas fogueiras, e se acreditava que era uma forma de conceder energia ao astro solar, para que a estação quente seja mas longa e o Inverno menos rigoroso.
Os povos pagãos, como outros grupos antigos, reconheceram desde sempre o Poder da Força do Sol para criar, então podemos considerar este tempo como ideal para celebrar a vida e o crescimento de todas as coisas na natureza.
Nesta época é mais fácil de entrar em contato como Povo Pequeno ou Povo das Fadas, isso gerou o costume de colher flores e levá-las à fontes de água -naturais ou não- e oferecê-las as Fadas.
Neste Sabath celebramos tudo aquilo que o Sol pode nos proporcionar: abundância de todo tipo de coisas, Luz e Energia Criadora, brilho e calor em nossa vida.
Pelo Amor, em Litha, as forças negativas são transmutadas e dissipadas de forma que a Criação possa brilhar em todo o seu esplendor.
Quando o Sol atinge o seu auge e depois que a Deusa foi fertilizada pelo Deus, Ele inicia sua caminhada ao País do Verão, ao final da qual morre em Samhain.
Imagens: sofi01 – visitfinland – astrid