É chegado o tempo
para a dança das bruxas,
e as assombrações de longe e de perto
se reunirão e festejarão,
porque Halloween está aqui !
As comemorações da véspera do Dia de Todos os Santos, são o remanescente mais popular dos costumes druidas e celtas.
O Festival Celta do Samhain, acontecia no 31 de Outubro, quando tanto os bons como os maus espíritos, percorriam a Terra.
Samhain era o Senhor Celta da morte e governava todas as forças das trevas, permitindo que as almas dos mortos voltassem aos seus lares terrenos.
Por ordem dos druidas, nesta data deviam apagar o fogo de suas lareiras, pois mais tarde ascendia-se uma Fogueira Sagrada, e as lareiras eram reanimadas com os carvões das cerimonias comunitárias.
Foi por causa destas cerimônias que eu convidei os amigos, para dar a sua opinião sobre esta celebração.
E assim como acendeu-se desde tempos imemoriais A Fogueira Sagrada, na Noite dos Antepassados, uma Luz, muito intensa e duradeira acendeu-se em “minha casa”, nesta página, a través das palavras dos amigos, que agora deixo para vocês.
Seguindo as antigas práticas dos povos antigos, convido os que assim o desejarem a “pegar” uma chama ou um carvão desta Fogueira Comunitária, e acender a chama do Ano Novo das Bruxas, em “sua casa”, recebendo assim as Bênçãos da Deusa, a Mãe Terra.
Agradeço a colaboração de todos, sem a qual, não teria sido possível que esta Luz, conformada pelas palavras de todos, fosse hoje aqui acesa.
Luciana do Mensagens para o Coração
O Haloween não tem nenhum significado especial na minha vida, mas sei que significa muito para alguns amigos meus.
Talvez eu não tenha uma visão muito ampla do haloween porque o vejo como um feriado americano e apenas algumas vezes parei para ler sobre o que realmente ele significa, já tive épocas de até não “gostar” do haloween devido a religião ao qual pertencia, porém vi que muitas das coisas negativas eram exageradas e procurei vê-las por outro prisma.
Hoje em dia posso dizer que gosto mais do Haloween pelo clima de descontração nas festas à fantasia, no trabalho, nas ruas.
O simbolismo que mais gosto é o da vela que te guia na ida para outro plano astral.
Enquanto praticante pagão, que vive no Hemisfério Austral e celebra a Roda do Sul, o dia 31 de outubro é para mim um dos momentos mais paradoxais de nosso calendário litúrgico.
Minha terra e sua gentil natureza exalam um doce calor que me levam a contemplar a união do Deus na Deusa em seu supremo êxtase da Criação.
Entretanto, o intenso folclore de Halloween já disseminado em terras além das norte-americanas aliado ao antigo feriado de Finados (2 de novembro), ambos que possuem a mesma origem, acabam por penetrar esse dia com uma egrégora fúnebre, de reverência aos idos…
Pouco relaciono o folclore do Halloween comercial com esse dia e de acordo com minhas premissas, nem poderia ser diferente. É o momento em que Beltane e Samhain se encontram, a Vida e a Morte de forma única mostram que são uma só coisa diante do Universo, significando a perpetuação da Existência e do Sagrado Êxtase.
Em suma, o Halloween, para mim, é um dia de celebrar a Vida e a Morte.
– Lugus Dagda Brigante, Sacerdote Wiccaniano.
Doris, Grande e Especial Amiga
Débora ! quando criança tinha um significado de brincadeiras ,na escola vestíamos de bruxas e fazíamos teatrinho.
A noite pegava abobora fazia aquelas caras desenhadas e colocava vela dentro e pendurava nas árvores era divertido…
Hoje consegui um conhecimento que me é muito importante e que estou aprimorando ainda. Tudo que vem da natureza eu amo de paixão, sinto esta ligação , esta energia , eu e o universo.
Vejo o halloween como abertura de um novo começo de tudo ,de um novo alvorecer cheio de alegria e cor.
São poucas palavras mas acho que deu para passar oque significa pra mim.
Grande abraço minha amiga !!!
Benção da Grande Deusa
Emitir opinião fica mais fácil quando o assunto em questão é plenamente dominado por quem a emite. O que obviamente não é o meu caso.
Mas a princípio, acredito que no Haloween há mais do que uma única falha de avaliação: no meu entender, são duas.
Uma é atribuir às “bruxas” a representação única da Magia. Se a Magia é a harmonia entre as forças que regem os seres humanos e as forças da Natureza, é de se supor, que atribuirmos esse poder somente à uma “casta”, é no mínimo subestimarmos a sua magnitude.
Ainda que a mulher tenha sido premiada com o dom da maternidade e tenha uma sensibilidade mais aguçada e um sexto sentido mais poderoso, seria injusto que apenas ela, ou uma parte delas, fosse detentora do domínio, ainda que parcial de tão grandioso poder.
Daí, atribuirmos o Halloween como “Dia da Bruxas”, como é amplamente divulgado, é no mínimo subestimar o Poder da Natureza.
Outra, é acharmos, que uma data ou um curto período de tempo é suficiente para que se comemore ou se cultue alguma coisa que acontece o tempo todo.
Dizer que 31/10 é o dia, ou que de 30/10 a 03/11 é o período em que a magia ocorre, é subestimar ainda mais. É como dizer que 3 de setembro é o “Dia do Biólogo” e que nos demais outros 364 dias do ano, os biólogos não são biólogos. É digno de ironia.
Mas como a Magia lida o tempo todo com as mais diversas simbologias para expressar e harmonizar-nos com as forças da natureza, acredito que o Halloween também é apenas um símbolo. Uma espécie de referencial.
É o “zero” do cronômetro. É o “ponto de partida” de uma corrida cíclica, como na Fórmula 1. É a oportunidade do início ou da renovação. E, claro, depois de uma volta no cronômetro, o ponteiro está de volta ao zero.
Depois de muitas voltas na corrida, os carros chegam ao mesmo lugar de onde partiram.
È assim que eu vejo o Halloween. Como um símbolo. Uma marca. Um referencial. E ele tem a sua importância, mas não desmerece o que aconteceu antes e nem aquilo que está por acontecer. Desculpe se não atendo às expectativas suas ou dos seus leitores, mas para um semi-leigo como eu, foi o máximo que consegui para expressar o que penso. Um beijo, minha querida e saudosa amiga do peito. E um feliz Halloween para todos nós!
È assim que eu vejo o Halloween. Como um símbolo. Uma marca. Um referencial. E ele tem a sua importância, mas não desmerece o que aconteceu antes e nem aquilo que está por acontecer.
E um “feliz Halloween” para todos nós!
Quantas visões diferentes…
Adorei sua idéia, seu post para o Halloween ficou maravilhoso.
Obrigada pela oportunidade de participar 🙂
Bjss
Quantas visões diferentes…
Adorei sua idéia, seu post para o Halloween ficou maravilhoso.
Obrigada pela oportunidade de participar 🙂
Bjss
É um enorme privilégio poder fazer parte de um projeto tão bem idealizado e organizado, num lugar tão incrível como este blog e ao lado de pessoas tão maravilhosas quanto você e a Lu, além do Lugus, que ainda não tive o prazer de conhecer, mas que se é seu amigo, só pode ser igualmente interessante.
Muito obrigado por me permitir participar e por socializar conosco uma centelha da sabedoria dessas pessoas.
Um beijo e um feliz Halloween!
Adorei as dicas e curiosidade!
Espero que tenhas tido um ótimo dia das bruxas.. e bom feriado!!
Beijos!
Dnnara minha querida…adorei o post de hoje, aliás todos!!! Entendo que ser Bruxa é ser amante da natureza, estudiosa dos mistérios que nos envolvem, é valorizar a maternidade,é uma busca constante de sintonia, conosco e com nossos semelhantes, é, dentro do possível, ajudar o próximo, é buscar a evolução…ser Bruxa, é ser assim como você, uma pessoa bela de coração, que não precisamos conhecer pessoalmente para admirar, respeitar e reconhecer o seu valor!!!
Beijos
bom eu adorei as dicas das minhas duvidas
eu vpensava que a bruxa era do capeta mais eu entendi que bruxa é amante da natureza
mais a foto da bruxa que esta com uma estrela de 5 ponta essa estrela significa maudisão significa:ar,fogo,água,terra e a cabeça da estrela significa esperito santo
Olá Débora, quanto tempo hein!
mas estou aqui e como sempre, com algumas dúvidas.
Não consegui localizar todos os passos para o Halloween e já está chegando, além disto, algumas bruxinhas solitárias como eu, me pediram para que possam vir a minha casa e comemorar-mos juntas o evento e preciso organizar tudo pois será a primeira vez que vamos nos unir gostaria muito de uma orientação para que tudo saia bem. Saudações
não fala nada sobre a fogueira no halloween