Sabath de Beltane – 2015

 photo bel 2015.jpg

Beltane,

O Casamento Da Deusa com O Deus

A palavra Beltane, provém do gaélico francés “Bealtaine” ou do escocés “Bealtuinn” que significa “Fogo de Bel”, o Deus celta da Luz de Belinus.
Beltane é um dia muito especial no qual o Deus e a Deusa são jovens, se apaixonam e deixam de ser mãe e filho. Nesta data, a semente da vida será  photo bel 2015 2.jpgsemeada no ventre da Deusa, a Donzela revigorada, cheia de vida e alegria.

O Deus se arma para sair na sua viajem para reconquistar o mundo de forma que a Luz volte a brilhar.

Esta festividade ao igual que os outros Sabaths está regida ou determinada pela sucessão das estações, por isso no Hemisfério Norte se celebra o 1º de Maio e no Hemisfério Sul o 31 de Outubro.

É uma noite especial para fazer rituais de união de casais ou Atadura de Mão, conhecidos como Hand Fasting, o casamento pagão; neste tempo de amor e paixão, as sementes começam a amadurecer e por esse motivo os celtas dançam toda a noite ao redor dos “Fogos de Beltane” como una forma de celebrar a união do Deus e da Deusa fazendo oferendas ao seu amor como flores, frutos e sementes.

Este poderia ser considerado o mais conhecido dos Sabaths depois de Samhain; se celebra com fogos, e é uma festa de fertilidade, na qual celebra-se a união da Deusa com o Deus.
 photo bel 2015 3.jpg

Rito de sintonia

Em um pequeno galho de árvore, de uns 15 ou 20 cm de comprimento, entrelace fitas nas cores, violeta, verde, azul, e rosa velho, como representação do Mastro de Maio.

Leve-o e enterre-o de pé num lugar ao ar livre, com a parte do galho que tem as fitas para fora da terra.

Imagens: stellalugosi – _flood_ – D’nara Rocco

Deixe seu comentário