Menopausa – Uma Bênção

Matriarca

Uma Etapa de Grande Poder

Muitas mulheres ficam tristes quando deixam de menstruar, pois é justamente uma época em que começam realmente a compreender este acontecimento em suas vidas; no entanto o que precisamos entender nesse momento é que a menopausa também é uma época de grande poder para as mulheres.

Antigamente as mulheres velhas foram reverenciadas pela sua sabedoria e pela sua magia; hoje estamos voltando a esse tempo ao comprovar que a menopausa nos traz uma energia extra, assinalando o momento no que a mulher é capaz de sustentar a sua própria sabedoria , isto é a conexão com suas ancestrais.

A experiência da menopausa representa uma pausa, e se a mulher consegue manter-se nessa pausa, acontece uma transformação dentro dela, isto lhe permitindo alcançar a sabedoria.

Ao longo da historia dos povos matrifocais podemos comprovar que acreditava-se que
quando as mulheres entravam na menopausa, retinham seu sangue e com ele todo o seu poder, o que levava estes povos a ver com certo temor e respeito estas mulheres.

Hoje em dia muitas delas quando alcançam os quarenta anos, e algumas antes inclusive, ao chegarem aos trinta, decretam sua morte pois começam a canalizar energia num processo de envelhecimento, apartando-se assim de seus próprios ciclos naturais o que serve de base para maus pensamentos e sentimentos sobre esta etapa, desequilibrando elas mesmas seu corpo com criticas e maldições.

Tudo isto é porque há um grande mal entendido no que se refere á menopausa, semelhante ao que acontece quando acredita-se que a menstruação é um castigo e não uma bênção como deviam ser encaradas estas duas fases maravilhosas na vida de toda mulher.

Todo o mundo tem a tendência a adotar estas interpretações equivocadas, sendo que a menopausa deveria ser vista como um enorme presente e que na verdade nesse momento da vida não perdemos nada, ao contrário, é um momento que contem um ganho enorme e um real e verdadeiro florescimento para todas aquelas que procuram saber e aceitar esta nova fase cheia de Liberdade e Poder.

Imagem: alicepopkorn


Technorati : , , , ,

10 comentários

Página 1 de 1
  1. titah
    titah às | | Responder

    Menstruei com nove anos. Tive minha filha com dezoito, meu filho com 23. Eu pensava que, se a vida fosse diferente (criei, por motivos diferentes, meus filhos sem pais) eu teria muuuitos filhos. Eu amava me ver grávida. Eu renunciaria a qualquer coisa, menos à benção de ser mãe.
    Ainda no tempo que podia escolher, a decisão era de não engravidar mais. Mas era minha decisão.
    Eis que surge o imprevisto: tive que fazer histerectomia.
    E não imaginava o quanto essa cirurgia ia pesar… Sofri seis meses sem saber o que estava acontecendo – e o que estava acontecendo era a amputação antes da natureza determinar.
    Eu ja estava em menopausa – mas acredito que as coisas acontecem, quando naturais, em doses que a gente se adapta. Então, a menopausa era meu próximo passo.
    Não foi.
    Faz pouco tempo que parei de me sentir inutil – a decisão de procriar não era mais minha, isso doeu. Arrogância? Pretensão de auto suficiencia? Escudo?
    Não sei. Sei que agora, admito.
    Dessa escada, pulei alguns degraus…

  2. Benedita
    Benedita às | | Responder

    Achei importante essa nova visão, mas o fazer ou tomar p/ diminir ou iliminar as ondas de calor?

  3. Valéria Alvarenga Ferreira
    Valéria Alvarenga Ferreira às | | Responder

    Gostaria de saber se mesmo vindo menstruação posso estar na menopausa precoce,tenho 39 anos

  4. Elba
    Elba às | | Responder

    Olá Débora,

    tenho 46 anos, estou no climatério, segundo a ginecologista.
    Estou me sentindo, estranhamente, mais forte, e……..tranquila, pois é….quando li o artigo acima fiquei muito mais forte e tranquila, não sei explicar mas é uma nova mulher, uma transformação.

    Bjks

  5. Marcia
    Marcia às | | Responder

    É engraçado como as coisas se encaixam… Mas vou falar um pouquinho de como sou exatamente a realidade do seu artigo.
    Eu AMO estar na menopausa. Tenho 2 filhos (uma de 31 anos e um de 11 anos e também 2 netos) e deixar de menstruar foi uma maravilha! Nada de pílulas, nada de cólicas, nunca tive TPM, mas as cólicas, ai, ai, não sinto a menor saudade.
    Por quê se lamentar por algo que é a continuidade da vida? Por quê reclamar da velhice? Ela é um brinde, um presente, é a vida! Só estamos aqui nesta fase porque vivemos e agora só estamos entrando em uma nova fase.
    Pra quem não sabe as mulheres orientais são as que menos sofrem na menopausa. Por quê? Porque usam muita soja (shoyo – molho de soja e soja processada – não o grão), mas é porque também elas respeitam o envelhecimento. O oriental tem orgulho dos seus “velhos” e não vergonha.
    Mulheres tenham ORGULHO do seu corpo, pois ele é o seu templo!
    Nós fomos previlegiadas por estarmos nessa nova fase. E realmente nessa nova fase nós e apenas nós estamos totalmente no comando de nossos corpos. Então se sintam felizes e agradeçam a Deusa!

  6. Maria Antonieta
    Maria Antonieta às | | Responder

    Estou com 53 minha menstruação parou no final do ano passado.Como sou libriana estou passando por uma divida fazer eposição ounão fazer os sintomas estão me incomodando já tomei hormonios agora estou com novos remédios que o médico receitou para reposição mas mesmo asim continuo na duvida se não parao e aguento.Me da uma luz .Duvida cruel.

  7. lordes lene costa castro
    lordes lene costa castro às | | Responder

    muito interessante esse assunto sobre menopalsa.gostei e aprendir um pouco mas

Deixe seu comentário