Halloween-Samhain-Beltane 2010

Halloween

Porque Celebrar os Sabaths?

Desde os tempos antigos, pessoas no mundo inteiro celebram em comunidade os festividades que marcam o movimento cíclico da Grande Mãe; e ainda que muito do conhecimento antigo perdeu-se, chegou até nós o suficiente para nos fornecer a sabedoria das tradições.

Ao reconstruirmos o nossa espiritualidade, estamos gerando uma sociedade melhor para todos, tanto para os que se envolvem diretamente com o Caminho como para os que o fazem inconscientemente, porque de uma forma ou outra todos estamos evoluindo.

Ao caminharmos pelas antigas sendas da Deusa, encontramos a forma de resgatar aspectos de nós mesmos que havíamos esquecido e que agora cobram vida novamente.

Sendas da Deusa

A Grande Mãe Natureza nos oferece a cura, tanto para nós mesmos como para o planeta como um todo, e é a través das celebração dos Sabaths que nos unimos com a Mãe Terra de uma forma real e profundamente pessoal.

Nossa ligação com estes dias sagrados nos leva de volta ao lar, recuperando nesse caminho parte de nossa essência, que pela forma de vida atual perdeu-se ou esqueceu-se.

Em nosso mundo interno, o instinto e a intuição nos mostram um universo próprio de cada um, porém pintado com preciosos matizes pelas lendas, mitos e arquétipos; um mundo que se cria e se recria a través dos contos de fadas, e das mais belas historias que nos chegam do longínquo e antigo caminho que nossos ancestrais nos legaram.

Paz e serenidade

Os Sabaths, as celebrações pagãs nos falam desse mundo interno e das necessidades e anseios de nossa alma: ser ativos participantes, autores e co-autores no trabalho da Grande Mãe que acontece ciclicamente.

Ao considerarmos e viver de acordo com o ciclo de morte, nascimento, maturação e morte novamente, ou seja respeitando os ciclos naturais da morte, nascimento, germinação, crescimento, frutificação, morte, e novamente nascimento, encontramos paz e serenidade.

Isto acontece porque estes ciclos são uma promessa de renovação pelo simples fato de considerarmos os processos de morte e renascimento.

Estar conectados conscientemente com estes ciclos, também nos conecta com nossa própria sabedoria, alcançando dessa forma uma conexão mais profunda e íntima com a Mãe Terra; nesse ponto, compartilhar esse entendimento, celebrando os festivais anuais com os outros, passa a ser uma forma sagrada de viver a Verdade de nossas orígens.

Deusa

Celebrar a Roda do Ano nos permite recuperar a certeza de que a Terra é sagrada, pois ela se transforma para nós na Deusa, na Grande Mestra que nos ensina todas as coisas.

Quando a conhecemos sob um prisma especial, por ser direto e pessoal relacionando os grandes mistérios com uma forma totalmente dinâmica de viver a espiritualidade, o universo transforma-se num lugar permeado da mais pura magia.

A experiencia que as celebrações nos proporcionam, fazendo-o como nossos antepassados o faziam, nos torna ativos na cura do planeta assim como de cada um de nós; sendo que si alcançamos a visão múltipla, vendo a Terra como sendo um organismo vivo, o corpo de nossa grande e sagrada Mãe, dificilmente faremos coisas que possam maltratá-la ou feri-la.

Ao celebrarmos a essência da Deusa que é a mesma que a nossa, veremos como se fecha a fenda que separou nosso eu consciente e nosso eu interior.

Estas celebrações são as tradições da família humana, pois muito antes da existência dos calendários, as pessoas o faziam como pontos de referência para o plantio e a colheita, vivendo assim de uma forma que assegurava e perpetuava a vida dos humanos.

Celebravam assim nosso lugar na Roda do Ano, usando como ponto de referência a imensa quantia de recursos que a Grande Mãe nos oferecia como dadora de alimentos.

Duas Celebrações no mesmo dia:
Samhain no Hemisfério Norte e
Beltane no Hemisfério Sul

Samhain ou Halloween é a festividade do dia 31 Outubro no Hemisfério Norte; o mistério desta noite nos lembra que nossas raízes encontram-se nas profundidades da Terra escura.

Halloween-Samhain

Em Samhain preparamos alimentos especiais, e deixamos um lugar na mesa para o idos, aqueles que já se forma de nosso lado e os lembramos com muito respeito.

A fragilidade do véu que separa este mundo do outro é muito fino na noite Halloween-Samhain, e nossos antepassados sabiam que por esse motivo a comunicação entre os dois mundos era muito real.

Samhain é um momento especial para todo tipo de oráculos, um momento para ouvir a sabedoria de nossa voz interna, adquirindo assim a capacidade para vislumbrar e modificar o futuro.

Com Samhain chega o inverno, o momento da escuridão, a hora de olhar nosso interior e nos conectar com nossa real sabedoria.

Beltane é a Festividade do
dia 31 Outubro no Hemisfério Sul

Beltane

Beltane vem com a floração acontecendo ao nosso redor; neste dia apreciaremos nosso corpo e nossa capacidade divina para o prazer.

Em Beltane honramos a energia sexual em seu aspecto mais elevado e criativo, pois esta energia traz alegria e gera novas vidas.

Mastro de Maio

Casamento Pagão

Se pudermos imaginar os antigos portando guirlandas de flores e dançando ao redor da “árvore de maio” (lembrem que inicialmente estas celebrações somente aconteciam no Hemisfério Norte, e lá Beltane se celebra em Maio), que representa a Árvore do Mundo ou Árvore da Vida) lembraremos uma época em que o sexo não era pecado, e fazer o amor sem nenhum tipo de culpa nos campos floridos, era um ato sagrado que colaborava para uma melhor colheita; por tudo isto Beltane é reconduzir o corpo ao lugar sagrado que lhe corresponde.

imagens: riptheskullalicepopkornAkuppaanne.oeldorfhirschchefranden


Technorati : , ,

2 comentários

Página 1 de 1
  1. beth
    beth às | | Responder

    sou fã de vocês,procuro acompanhar tudo que posso

  2. DEBORA
    DEBORA às | | Responder

    eu gostaria de fazer uma magia no dia de halloween, ALGUEM PODE ME ENSINAR? bjos

Deixe seu comentário