Casamento Pagão

Casamento Pagão

 

O Pulo da Vassoura e a Atadura de Mãos

O Casamento Pagão é uma cerimônia de noivado na qual as mãos do noivo e da noiva são unidas com uma laçada consagrada para significar que eles foram unidos em matrimônio.

O ritual geralmente é realizado tanto pela Alta Sacerdotiza como pelo Alto Sacerdote do Coven (se o casamento não for legal) ou por um ministro legalmente reconhecido, se for preferida uma união legal.

Antes de se casarem legalmente, muitos pagãos preferem viver numa lei comum de “tentativa” de casamento, que pode ser dissolvida pela Alta Sacerdotiza no final do ano, se o marido ou a esposa estiver insatisfeito com o arranjo.

A tradição pagã de “Pular a Vassoura”, na qual o noivo e a noiva pulam juntos por cima do cabo da vassoura é uma antiga forma de cerimônia comum de casamento, praticada em certas regiões da Escócia, Dinamarca e China, e muito popular entre os ciganos.

O Pulo da Vassoura é realizado ao término do Ritual de Compromisso. A cerimônia de casamento apresentada a seguir é um rito de comprometimento de ligação espiritual, não legal, que pode ser realizado pela Alta Sacerdotiza ou pelo Alto Sacerdote do Coven.

– Antes da cerimônia, é extremamente importante que toda a área onde será realizado o compromisso seja consagrada com sal, água e qualquer incenso purificador, como o de cedro, olíbano, sálvia ou sândalo.

Altar de Handfasting

– Monte o altar e coloque nele tudo que será necessário para a cerimônia: duas velas brancas, um incensório, um prato com sal ou terra, um sino de altar de latão, uma vareta, um cálice com água, uma xícara com óleo de rosa para consagração, um cristal de quartzo, as alianças casamento e duas cordas brancas.

– Próximo ao altar, coloque uma grande vassoura de palha para ser usada no tradicional Pulo da Vassoura no final do rito.

– Trace um círculo em sentido horário, usando um punhal ou a espada cerimonial, e, após cada convidado ter sido abençoado com saudações e incenso, faça soar o sino do altar para dar início à cerimônia.

– A seguir o noivo e a noiva devem entrar no círculo de mãos dadas. Abençoe-os com incenso e saudações, e coloque-os defronte de você e do altar (norte), enquanto os convidados para o casamento estarão reunidos em torno do perímetro do círculo, dando-se as mãos para formar uma corrente humana.

– De frente para o noivo e para a noiva, levante as suas mãos para o céu e diga:

Casamento Pagão

“Neste Sagrado Círculo de Luz, nos reunimos na vibração do Amor Maior e da Verdade Pura.

Oh! Deusa do Amor Divino, eu te peço que abençoes este casal, o seu Amor e o seu casamento, pelo tempo em que viverem juntos no Amor.

Possa cada aum desfrutar de uma Vida saudável, cheia de alegria, Amor, estabilidade e fertilidade.

Segure o prato com sal ou terra diante deles para que os dois coloquem a mão direita sobre o mesmo, enquanto você diz:

Abençoados sejam pelo Antigo e Místico Elemento Terra; que a Deusa do amor em toda a sua Glória, abençoe-os com Amor, ternura, felicidade e compaixão pelo tempo em que viverem ambos”

Coloque novamente o prato sobre o altar; o casal deverá então se voltar para o leste, soe o sino do altar três vezes e, então, envolva-os com o incenso e diga:

“Abençoados sejam pela fumaça e pelo Sino, símbolos do antigo e Místico Elemento Ar; que a Deusa do Amor em toda a sua Gloria, abençoe-os com a comunicação, crescimento intelectual e sabedoria pelo tempo em que viverem ambos”.

Coloque novamente o incenso no altar; agora o casal deverá agora se voltar para o Sul; dê a cada um uma vela branca, a qual deverão segurar com a mão direita. Acenda as velas, pegue a vareta do altar e segure-a acima dos dois enquanto diz:

“Abençoados sejam pela vareta e pela chama, símbolos do Antigo e Místico Elemento do Fogo; que a Deusa do Amor em toda a sua Glória, abençoe-os com harmonia, vitalidade, criatividade e paixão, pelo tempo de Vida de Ambos”.

Coloque novamente as velas e a vareta no altar; o casal deverá, então, se voltar para o Oeste. Tome o cálice com água e salpique algumas gotas sobre a cabeça deles, enquanto diz:

“Abençoados sejam pelo antigo e Místico Elemento Água; que a Deusa do Amor em toda a sua Glória, abençoe-os com a amizade, a intuição, o carinho e a compreenção, pelo tempo de Vida de ambos”.

Coloque o cálice com água novamente no altar. O casal mais uma vez deverá se voltar para o Norte. Unte a testa deles com o óleo de rosa e segure o cristal de quartzo sobre eles, como símbolo sagrado do reino espiritual, enquanto diz:

“Que a Deusa do Amor em toda a sua Glória, abençoe-os com a união, a honestidade e crescimento espiritual, pelo tempo em que viverem ambos.

Que o Deus e a Deusa Interior de cada um, os guie no caminho reto e que a magia do seu Amor continue a crescer pelo tempo em que permanecerem juntos no Amor, pois o seu casamento é uma União Sagrada dos aspectos Feminino e Masculino da Divindade”.

Coloque o cristal novamente no Altar e consagre as alianças do casamento com uma pitada de sal e gotas de água, enquanto diz:

“Pelo Sal e pela Água eu purifico e limpo estes belos símbolos do Amor; que todas as vibrações negativas, impurezas e obstáculos, sejam afastados daqui! E que entre tudo o que é positivo, terno e bom.

Abençoadas sejam estas Alianças no Nome Divino da Deusa, Assim Seja!”

O noivo coloca a aliança no dedo da noiva, e ela, por sua vez, coloca a aliança no dedo dele. Agora podem trocar as promessas que escreveram com suas próprias palavras antes da cerimômia.

Atadura de Mãos

Após o casal haver proferido suas promessas de amor, consagre as cordas da mesma forma que fez com as alianças, e então, segurando-as lado a lado, faça com que o homem e a mulher segurem uma extremidade cada um e deem um nó enquanto expressam o seu amor um pelo outro.

Amarre-as pelo meio e diga:

Pelos nós nesta corda seja o seu Amor unido”.

Pegue a corda com os nós e amarre juntas as mãos do noivo e da noiva. Visualize uma luz branca de energia da Deusa e da proteção circundando o casal, enquanto suas auras se unem em uma só e todos os presentes à cerimônia emitem energia, cantando repetidamente com alegria: Amor! Amor! Amor!

Após ter centralizado o Poder trazido para os noivos e para o casamento deles, permaneça alguns minutos em silêncio e, depois, retire a corda das mãos deles dizendo:

“Pelo Poder da Deusa e do Deus, Eu os declaro Marido e Mulher, pelo tempo que vivam juntos no Amor, Assim Seja!”

O Pulo da Vassoura

Os convidados agora podem aclamar, aplaudir e congratular-se com os recém-casados.

Agradeça à Deusa e ao Deus e desfaça o círculo. Coloque a vassoura de palha horizontalmente no chão e faça com que os noivos pulem por cima dela juntos e de mãos dadas.

Termina assim o Ritual Pagão de Compromisso ou Casamento Pagão, que deve ser festejado por todos com vinho consagrado e o bolo do compromisso, que é tradicionalmente partido com a espada cerimonial do Coven.

Fonte: “Wicca – A Feitiçaria Moderna”, de Gerina Dunwich.

 Up Date:

Muitos me perguntam por Sacerdotisas ou Sacerdotes que façam estas uniões e outras cerimonias,  por esse motivo comecei a viajar para realizá-las.
Quem tiver interesse pode me contactar a dnnara@gmail.com para combinar tudo, pois tenho gastos de passagem, estadia e outras coisas.

Imangens: Crimthann Fid – NemedStumaxDean AyresCayusa

Technorati : , , , , , , , ,

19 comentários

Página 1 de 1
  1. Dione
    Dione às | | Responder

    eu queria celebrar uma bênção deste género par o meu namoro com o meu namorado. Não queria propriamente casar, mas gostava de algo que nos unisse perante todos os seres. Eu sei que é o nosso amor que nos une, mas gostaria de fortifica-lo com uma cerimónia. Mas vivo em Caldas da Rainha, Portugal, e não sei como posso encontrar alguém que celebre este tipo de festividade.Será que me poderia ajudar??
    Mesmo que tenha mais informações sobre sacerdotisas que estejam em Portugal e perto de caldas da rainha, se me pudesse ajudar a contactar com elas. Gostaria mm mt de ter uma cerimónia assim!
    desde já um obrigada
    Dione Gomes

  2. shay
    shay às | | Responder

    olá Debora! você pode me informar onde tem alguem em são paulo q faça essa celebração? obrigada, bjos, shay

  3. shay
    shay às | | Responder

    ok. obrigado!
    =D

    1. Vanessa
      Vanessa às | | Responder

      Shay , será que conseguiu encontrar alguém que faça em São paulo ? Estou procurando também , por isso cheguei ao site ^^ Obrigada.

  4. ROBERTA FONTENELE
    ROBERTA FONTENELE às | | Responder

    Gostaria de saber se existe alguma serimonia feita somente pelos noivos, algo bem pessoal.

  5. Ivy
    Ivy às | | Responder

    Olá gostaria de saber se em salvador(bahia) tem pessoas aptas a realização dessa cerimonia.

    Quero saber também se pode ser consumado por um alto sacerdote e uma alta sacerdotiza.

    Se é certo que apenas os Altos sacerdotes podem participar.

    Se há diferenças muito grande de uma religião pagã para outra em relação ao handfastings.

    Se há quais são as diferenças.

    E quais são as religiões pagãs mais difundidas no país (além da wicca) e qual mais fácil de achar sacerdotes que realizem esta cerimonia onde moro (bahia – salvador).

    Gostaria também de saber quais as grandes diferenças de uma religião pagã para outra, fui uma bruxa solitária a maior parte do tempo, ultimamente ando sem estudar e o coven que entrei estava se formand, não tinha ainda uma “vertente” e se dissolveu rapidamente…

    Além do mais que depois das cruzadas onde queimaram a maioria dos documentos escritos de nossa religião e mataram os escribas e pensadores, deixaram o povo sem norte da sua propia cultura. Tudo foi virando mito, telefone sem fio, a conquista de povos pelos reinos cristãos e a mistura de povos diferentes deixou td muito confuso e até hoje parece que os Deuses são todos os mesmos, que tem mais de uma história na mesma religião…

    Fica díficil saber.
    Tratam como se paganismo fosse uma religião só. Não um conceito politeísta e de culto a naturesa onde cada um tem suas particularidades.

    Eu fico confusa.

    Tenho palpite que dessa misselania e da falta de norte surgiu a wicca. Já que eram mts informações parecidas, juntaram td p facilitar.
    Eu acho!

    Sem nenhum preconceito! Foi ler sobre Wicca que me introduziu no mundo pagão.

    xD

  6. rosemere santos
    rosemere santos às | | Responder

    Vou realizar meu casamento pagão , mas estou precisando saber se vc mora no rio de janeiro e se faz esse tipo de casamento.

    Abraços e aguardo resposta.

  7. Yndaia
    Yndaia às | | Responder

    Ola, gostaria de saber se tem quem faça a cerimonia aqui por Porto Alegre???

    1. Anna Geschwind
      Anna Geschwind às | | Responder

      Oii tudo bem? também moro no RS, em Cruz Alta, gostaria de saber se encontrou alguem para realizar a cerimonia. Eu pretendo fazer o ritual mas não conheço ninguém apto a realizá-lo. Agradeço sue retorno.

  8. Joana Rodrigues
    Joana Rodrigues às | | Responder

    Ola,precisa de ajuda,sou de Sintra e procuro uma Alta Sacerdotisa para realizar a minha cerimônia… Será que me pode ajudar?
    Obrigada 🙂

  9. Sara A. P.
    Sara A. P. às | | Responder

    Boa tarde, gostaria de saber o que é necessário para se realizar uma cerimónia pagã na zona de Setubal (Portugal). Já temos o sitio, só nos falta o Sacerdote ou Sacerdotisa.

    Cumprimentos

  10. Alice Campos
    Alice Campos às | | Responder

    Boa noite. Sou de Albufeira e procuro um Alto Sacerdote ou Sacerdotisa para realizar a minha cerimonia, em marco do próximo ano, no Algarve. Pode-me ajudar? Bem haja

Deixe seu comentário