Arquivos Akashicos – Parte 1

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A Trìplice Crônica de Akasha

O ser Humano, o microcosmo, não esquece nada; o macrocosmo, o mundo também não esquece nada.
O que literatura ocultista chama de “Crônica de Akasha”, está para a historia que se está desenrolando, como a memoria do eu consciente em ação está para a memória total do inconsciente psíquico.

A “Crônica de Akasha” é a analogia macrocósmica, da mèmoria total inconsciente microcósmica.

Esses dois termos analógicos –Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket“memória total psíquica” do individuo,

e “memória cósmica” ou Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

“Crônica de Akasha”, são tratadas em bloco, como se fossem unidades uniformes e hormogôneas, sem diferenças e contrastes interiores.

A memória psíquica individual é tríplice e consta de três quadros bem definidos:

1) A memória automática, da infância e da juventude.
2) A memória lógica, na qual se evoca o passado pela inteligência da associação dos fatos, e não mais pelo automatismo. (Humano adulto)
3) E a memória moral, cujo contexto assinala os fatos enquanto revelam sentido e valor moral. A força desta memoria depende da intensidade da vida moral e espiritual; por isso a memoria moral na velhice de uma pessoa de coração desperto, pode desempenhar sem falhas, todas as funções da memoria logica e da memoria automática.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A tríplice memoria microcósmica, a Tríplice Crônica de Akasha, se corresponde com as três memórias individuas, ainda que não são a mesma coisa, pois tratam de assuntos diferentes.

Existem três Crônicas de Akasha, embora a literatura ocultista mencione apenas uma,da qual se costuma falar como uma espécie de Photo Sharing and Video Hosting at Photobucketfilme cinematográfico do passado do mundo, desenrolando-se diante de nossos olhos, daquele que vê as coisas e os acontecimentos como se deram, em todos os seus pormenores, com exatidão quase fotográfica.

Essa crônica, que alias existe, tem caraterística singular: quanto mais penetra no passado, mas apresenta duas tendências contrárias, em dois processos diferentes.

Ela se espiritualiza e se concretiza ao mesmo tempo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Poderíamos comparar esse processo como as folhas que se separam da árvore no outono, pois a árvore reduzida ao essencial de sua forma, desenha-se em linhas mais austeras e mais precisas.

Dessa forma, na Cônica de Akasha é feita a seleção do essencial: com isso destaca-se nova Crônica de Akasha espiritualizada, enquanto os “resíduos”, como as folhas mortas, constituem outra Crônica de Akasha, a cônica interior, a qual desce de esfera em esfera, até chegar ao esfera subterrânea.

A crônica que inicialmente apresenta-se como una e indistinta, parte-se em duas crônicas, situadas em esferas diferentes; uma é essencialmente de caráter qualitativo, e a outra de caráter quantitativo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Isso significa que a crônica superior só retém os fatos símbolos, os fatos tipos, representativos de uma série inteira, com abstração do seu número; enquanto a crônica inferior, é constituída precisamente por essas series de fatos, rejeitados como inúteis pela crônica superior.


Technorati : , , , , ,

2 comentários

Página 1 de 1
  1. Osc@r Luiz
    Osc@r Luiz às | | Responder

    Querida, estou com saudades suas…
    Seu aniversário deve estar estourando por aí.
    Me mande de novo a data, por favor, pra eu preparar algo pra você?
    Seus textos são sempre interessantes, mas as imagens que escolhe pra acompanhá-los são insuperáveis.
    Prova de total bom gosto!
    Beijos com saudade!
    Ótima semana pra você!

  2. Debora Rocco
    Debora Rocco às | | Responder

    Querido amigo,
    fico sempre feliz com seus comentàrios; ando meio sem tmpo para responder, por isso demoro um pouco.
    Vor enviar a data.
    Beijos!

Deixe seu comentário