A Magia das Runas – Parte 2

Photobucket

As Runas e sua Fabricação

Todo oraculo se joga dentro de um espaço previamente constituído para tal finalidade; pode ser um lenço, uma “taboa”, como no caso do Tarot, ou outro meio qualquer.

Para as runas se faz o que se chama um Skiebiny, ou mandala rúnica, com o esquema desenhado acima, pintado ou bordado nela, como preferir; o meu o fiz em couro de antílope, mas pode fazê-lo do material que lhe agrade, menos de plástico ou material sintético.

Cada uma destas divisões tem um significado específico e afeta a consulta das runas da seguinte forma:

Niflheim País dos mortos e também o pais do gelo e das trevas; ali em companhia dos mortos, so podem viver os gigantes e os anões.
A rainha dessa sombria região é a deusa Hel; a entrada era guardada pelo terrível cão Garm.
Da mistura do Niflheim com o Muspelsheim nasceram o mar, a terra e as águas.
Para as jogadas representa as coisas que não são o que parece ser.

Muspelsheim É o País do Fogo. No jogo mostra o que o destino requer de nós.

Midgard O País do meio, inteiramente cercado de água, onde foram colocados os primeiros homens; no oceano que cercava o “País do Meio” vivia a Serpente Midgard, monstro terrível que continuamente ameaçava os deuses; seus anéis eram assaz grandes para abarcar todas as terras conhecidas dos homens.
O deus Thor conseguiu prender este monstro temível, mas o gigante Hymir cortou a linha que o prendia e ele conseguiu fugir.
Numa consulta, as runas que caem em Midgard, devem ser interpretadas como o que ocorrerá no futuro.

Asgard O Olimpo dos germanos , a morada dos deuses, “Pais dos Ases”; na consulta representa aquilo que não está sendo levado em conta, mas que deveria sê-lo.

Vanaheim Na consulta representa as forças que trabalham a favor dos humanos, do consultante.

Jotunheim Na consulta representa as forças que trabalham contra os homens, contra o consultante.

Svartalheim Este espaço caracteriza o assunto em torno do qual gira essa jogada.

A mandala deve estar orientada para o norte para usá-la no jogo; o lugar onde se encontra a runa Berkana, indica as coisas que se repetem na vida da pessoa para a qual se está jogando.

A runa Fehu, indica como está aspecto amoroso; é uma “casa” um tanto livre, ou seja que aprecem diversos assuntos, que se interpretam simplesmente pelo valor das runas.

A runa Ing, indica aquilo que age contra nossas expectativas, e finalmente a runa Laguz, nos indica coisas e situações do passado, que nos deixaram experiencias, que podemos usar para nos beneficiar no presente.

Círculo Rúnico

Tendo a mandala ou mais propriamente falando o Skiebiny pronto podemos passar a construir circulo rúnico, que será colocado encima do primeiro, e que será deverá ser mais ou menos do tamanho do circulo externo de Skiebiny.

Para fazer este círculo rúnico deverá procurar uma árvore, que tenha as características que lhe pareçam mais favoráveis para o tipo de pessoa que você é e para o tipo de oraculo que deseja ter.

É importante a escolha da arvore da qual se tirará a madeira; meu conselho é buscar tabelas e/ou oráculos de árvores de nossa terra, e aprender sobre suas qualidades, para escolher bem; o sinamomo por exemplo é uma árvore de limpeza, afastamento, defesa, ataque e luta.

O que eu mais gosto é o nogal; é doce, forte, sábio; sempre foi minha escolha, ainda que pode ser feita de diferentes formas, inclusive pelo mês de nascimento.

Depois de decidir sobre a árvore e encontrá-la, se devem seguir os seguintes passos, cuidadosamente:
Antes de mais nada deve pedir-lhe permissão a arvore para cortar-lhe um galho e dar-lhe tempo para que se prepare; enquanto espera, conte-lhe para que precisa a madeira, pois ela tem o direito de saber.

Lembre que em algum ponto na força vital do Universo, você e a arvore são o mesmo ser, e por isso, na realidade estará cortando um pedaço de si próprio.

Escolher o galho com cuidado, depois passar a mão pelo galho até onde junta com o galho principal; é possível que depois de uns minutos sinta que ele se esfria, a uns 5 centímetros da junta, esse é o lugar onde deve ser cortado, pois a árvore retirou sua força vital daquele lugar, deixando um pouco no pedaço que você escolheu, para que seja “madeira viva”.

Cortar com um facão bem afiado, o mas rápido possível, nunca quebrá-lo; onde se fez o corte tapar com cera incolor em pasta, para piso, para que não apodreça a arvore nesse lugar; antes de ir-se, corte da varinha as folhas e as ramas que não serão utilizadas, e enterre-as junto as raízes da arvore, para que tudo volte a ela com o tempo.

Fazer tudo isto na Lua Crescente, para que seu circulo cresça em poder, e deixe uma maçã ou outra fruta ao lado da arvore, como agradecimento a ela e a Mãe Terra, por sua generosidade.

Deixar secar a madeira, e depois lixá-la até que fique suave ao toque; neste ponto cortar o galho en pedacinhos de 3 centímetros, que ao todo devem ser 24 pedacinhos; traga galhos suficientes quando for até a árvore, de forma que sobre madeira para cortar 25 pedacinhos de 2 centímetros para intercalar com os de 3, que são os que terão gravadas as runas.

As madeirinhas ficam em contato umas com as outras, deixei o fio aparecendo para que você tenha uma melhor idéia de como fazê-lo; o fio ideal para isto é o de pesca, que se pode atar e queimar o nó, depois de ter ajustado todo o circulo.
As runas podem ser gravadas com pirógrafo, ou pintadas ou esculpidas; se não quiser fazer o circulo com as madeirinhas, ou não puder, pinte-o no Skiebiny, por fora do circulo externo.

O jogo de runas você pode comprá-lo ou fazê-lo seguindo o mesmo procedimento de buscar a madeira de alguma arvore, de preferência a mesma do circulo, e fazer nesse caso o que se chama “runas de aduela”, que são cortadas em fatias, e por isso precisa de uns galhos do diâmetro que deseje tenham as runas depois de prontas.

Runas de Aduela

Devo dizer ainda, que as runas de aduela não rolam, e por isso no meu parecer limitam a consulta, ou talvez não, depende do ponto de vista de cada um; alem disso quando jogadas normalmente caem amontoadas.

Poderá ter de experimentar o tipo de pedrinhas ou madeirinhas que mais lhe agrade para fazer as suas runas.

O meu jogo de runas o fiz em sementes de uma árvore, que no sei o nome, mas que são muito conhecidas; algumas pessoas que jogam búzios as usam na mesa de jogo, são meio arredondadas, achatadas nos pôlos, o tamanho é perfeito para este propósito e nascem dentro de uma casca escura, praticamente preta, com formato de meia lua.

São fáceis de conseguir e acho que também as vendem e algumas casas de
Religião.
Tendo tudo pronto vamos a consagração das runas.

Imagem:Gigi / bbs


Technorati : , , , , , ,

2 comentários

Página 1 de 1
  1. elenir c kraft
    elenir c kraft às | | Responder

    magnifico as letras os significados dados sao otimos grata

  2. Ananda
    Ananda às | | Responder

    Olá gostaria muito se aprender runas e entrar em contato com as divindades,mas não acho um método seguro para aprender,gostaria de de dicas de onde aprender,se você possuir um links no seu blog,poderia me passar?Obrigada.

Deixe seu comentário